Liderança da oposição
  • unnamed

    Oposição na AL-BA ainda debaterá possível CPI da Cerb

    As revelações do ex-executivo da Odebrecht, André Vital, sobre as supostas negociações entre a empresa e o governo baiano para contribuições para a campanha do agora governador Rui Costa não foram suficientes para que o bloco de oposição na Assembleia…

  • RTEmagicC_desab_2.jpg

    Oposição deve apresentar recurso contra arquivamento de CPI na segunda

    Minoria da Assembleia definiu que só acionará a Justiça após tentar reverter a situação junto à Mesa Diretora da Casa A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) definiu que só acionará a Justiça para questionar o arquivamento…

  • feira de são joaquim

    Oposição diz que governo não cumpre reforma de São Joaquim anunciada há oito anos

    Feirantes não aguentam mais a espera da tão sonhada requalificação Um sonho que virou pesadelo para milhares de feirantes. Dessa forma, os deputados da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa qualificam a situação da Feira de São Joaquim ao constatarem…

  • IMAGEM_NOTICIA_5

    Oposição critica ‘abandono’ do governo a obras de reforma da Feira de São Joaquim

    A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) cobrou ao governo do Estado a inauguração da nova Feira de São Joaquim, que passa por reformas. De acordo com os deputados, a administração estadual trata as obras com “descaso”….

  • c0cdd4fa-4aac-4d02-b2d6-b8b6153e31c4

    Oposição vai ingressar com recurso na Mesa Diretora da Alba contra arquivamento de CPI

    Grupo também deve apresentar ação judicial para garantir a proporcionalidade na participação dos membros A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia vai ingressar com recurso na Mesa Diretora da Casa contra o arquivamento da CPI do Centro de…

  • RTEmagicC_desab_1.jpg

    Governo foge de instalação de CPI do Centro de Convenções na Assembleia

    A instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Centro de Convenções, marcada para acontecer hoje, às 15 h foi frustrada pela ausência de membros da bancada de governo. Deputados da Oposição marcaram presença na sala das Comissões, onde seria…

  • Leur L

    Líder da Oposição diz que fim da reeleição na Assembleia atende anseio dos baianos

    O líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa, Leur Lomanto Jr. (PMDB), exaltou a decisão unânime dos pares da Casa em aprovar a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) nº 150/2017, que acaba com a reeleição para presidente e…

  • IMG-20170403-WA0029

    Líder da Oposição denuncia falta de pagamento aos profissionais da Maternidade Professor Magalhães Netto

    O líder da Bancada de Oposição, deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), denunciou em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia a falta de pagamento dos salários aos médicos da Maternidade de Referência Professor Magalhães Netto, localizada na capital baiana. Profissionais…

  • IMG_9461

    Oposição diz que governador ignora perda de R$200 milhões por ano com fechamento do Centro de Convenções

    O líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, Leur Lomanto Jr. (PMDB), disse que a declaração do governador Rui Costa (PT), referente a CPI do Centro de Convenções mostra a falta de compromisso da gestão petista com…

  • Apresentação1

    Bancada de Oposição destaca originalidade do trabalho de Eliana Kertész e lamenta falecimento

    A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia registra pesar pela morte da artista plástica baiana, Eliana Kertész. A originalidade das artes e a marca da passagem pela vida pública são alguns destaques da trajetória de Eliana, citados pela…

  • IMG-20170214-WA0080

    Oposição exige esclarecimentos ao governo sobre débitos da Fapesb e outros atrasos do Estado

    A situação financeira do estado é um dos pilares que a Bancada de Oposição quer se aprofundar no trabalho de fiscalização na Assembleia Legislativa, segundo os deputados que compõem o grupo. Apesar de o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório…

  • Líder da Oposição- Leur Lomanto Jr.

    Leur Lomanto Jr. destaca legado de Mário Alves Filho em moção de pesar

    O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), apresentou moção de pesar na Assembleia Legislativa da Bahia pelo falecimento do advogado, escritor, músico e agricultor Mário Alves Filho, mais conhecido como Marinho. Com grande legado em Jequié, Mário nasceu em Itagibá,…

  • IMG_4891

    Lomanto Jr. comemora promulgação de lei de sua autoria que, proíbe uso de capacete em estabelecimentos

    O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), comemorou a promulgação da lei de sua autoria, que proíbe o ingresso ou a permanência de pessoas utilizando capacetes ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face, nos estabelecimentos públicos e privados…

  • IMG_6105

    Oposição diz que governador tenta constranger parlamentares sobre votação de PEC dos gastos: “Cadê o governo republicano?”, questiona líder

    Deputados da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa rechaçaram o posicionamento do governador Rui Costa (PT) sobre a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 144/2015, apresentada pelo deputado Luciano Ribeiro (DEM), que determina ao Parlamento o direito de gerar…

  • leur20-1900x1266_c

    CPI do Centro de Convenções: governo precisa dar uma resposta, cobra deputado

    O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Leur Lomanto Jr(PMDB), conversou com o Classe Política sobre a possibilidade instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar as causas do desabamento do Centro de Convenções da Bahia(CCB)….

  • visita ao metrô

    Bancada de Oposição destaca investimento federal nas obras do metrô. “Cadê o dinheiro do governo do estado”?

    “Sem o governo federal e a prefeitura de Salvador o metrô não estaria nos trilhos”, disse o líder Leur Lomanto Jr. A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia questionou a paternidade das obras do metrô de Salvador, atribuída…

  • Apresentação1

    Oposicionistas pedem união de poderes para a apresentação de medidas que ajudem no combate a seca

    Sensibilizados com a situação da seca no estado, deputados da Bancada de Oposição apelam para que os governos do estado e federal se unam na implantação de medidas que minimizem os efeitos da estiagem. Durante reunião na Comissão de Meio…

" Tenho certeza que o presidente desta Casa vai deferir a aprovação da CPI. Precisamos saber o porquê de as obras estarem paralisadas, se o dinheiro chegou." - Frase de Luciano Simões Filho (PMDB), ao apresentar requerimento de criação de CPI para investigar obras paralisadas no estado.

Sandro Régis
Artigos da liderança

Artigo: Segurança Pública, o ponto fraco dos gestores‏

Publicado no jornal A Tarde em 22/9/2014

Dados divulgados pelo Mapa da Violência 2014 confirmam a total incapacidade desse governo em suplantar a disseminação da violência nas diferentes regiões e cidades. Em 2012, 112.709 pessoas foram mortas no Brasil. As regiões Norte e Nordeste apresentaram um “aumento exponencial da violência”, segundo a pesquisa.

No Nordeste, os homicídios mais que triplicaram no Maranhão, Bahia e Rio Grande do Norte. Nos últimos sete anos, a Bahia contabilizou 37 mil assassinatos. Se levarmos em consideração os bairros mais populosos da capital baiana, o Subúrbio Ferroviário apresentou os maiores índices de criminalidade, de acordo com o site oficial da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP).

De janeiro a junho deste ano, a área Integrada de Segurança Pública 5 (AISP 5), que corresponde ao Subúrbio Ferroviário, registrou mais de 130 homicídios – isso sem contar outros delitos-.

A baixa no efetivo policial tem contribuído para a impunidade; com mais de 500.000 habitantes, o bairro conta apenas com um policial para cada 462 habitantes, enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda no mínimo um policial para 250 pessoas.

Lamentavelmente, a Terra de Todos Nós possui elevado número de violência, número esse tão absurdo que está acima de qualquer justificativa. A reiteração da prática criminosa denuncia os métodos aplicados e sua eficácia (ou falta de).

A crescente presença de crianças e adolescentes na criminalidade reforça a preocupação. O número de jovens envolvidos em assaltos no ano de 2011 representava 29,2% do total de pessoas apreendidas, passando para 32% em 2012 e chegando a um terço no ano passado.

A ausência do poder público no Subúrbio Ferroviário e a banalização de crimes violentos contribuem para o fortalecimento da desigualdade social e colaboram para o aumento da violência e criminalidade, acarretando insegurança para os moradores da região e inviabilizando a exploração do turismo sustentável na localidade, evidenciando o quanto precisamos avançar nesse sentido.

Por: Sidelvan Nóbrega – Deputado estadual

Compartilhar

Imprimir Compartilhar RSS Twitter Facebook Google Plus
Voltar